sexta-feira, 12 de outubro de 2007

“7º Dia das Crianças de Joinville”

A sétima edição do “Dia das Crianças de Joinville”, o maior evento do gênero realizado no estado de Santa Catarina foi realizada no dia 14 de outubro de 2007, no domingo. O tema “O Circo”, foi eleito pela magia e encantamento que proporciona, com uma programação muito especial e diversificada, além de contar com a “Participação Especial do Carnavalesco Joãosinho Trinta”.

Foi um evento dedicado às crianças e seus familiares, aberto à comunidade e que tem como objetivos: incentivar a cultura e a educação; conscientizar na prevenção à saúde; sensibilizar para as questões ambientais; incentivar a prática de esportes; disseminar informações de maneira lúdica; trabalhar com recicláveis e melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos participantes.

Essa realização oportuniza aos parceiros (empresas privadas e públicas, organizações não governamentais, associações, sindicatos, etc.) o desenvolvimento de práticas de responsabilidade social e ambiental, a agregação de valor à marca e oportuniza a vários voluntários (pessoas físicas) a participação na organização no dia do evento e no monitoramento das atividades.

Informações Gerais
· Local: rua Max Colin, trecho entre a rua Blumenau e a rua Araquari (3 quadras / 500m), região central da Cidade de Joinville.
· Horário: 9 às 13 horas.
· Número de visitantes: 30 mil pessoas.
· Estacionamento: o Complexo Cultural Antarctica disponibilizou seu estacionamento aos participantes do evento. O “Trenzinho Kruger Bala” deslocou os visitantes do Complexo até a entrada principal do evento e fez o retorno ao mesmo.
· Público-alvo: comunidade da região norte do estado de Santa Catarina.
· Transmissão ao Vivo: Rádio Transamérica FM e Rádio Floresta Negra FM.
· O evento faz parte do “Calendário Oficial de Eventos” da Cidade por meio do Site da Promotur / www.promotur.com.br
· Realizadores e Organizadores: KG Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório Ghanem de Análises Clínicas, Francine Ghanem Farmácia de Manipulação e IP – Instituto de Pesquisas Químicas.
· Realizador e Organizador artístico: Cia do Circo Roiter Neves, de Joinville.


Objetivos Artísticos do Evento

· Valorizar a arte, a cultura e o espírito circense por meio de apresentações artísticas e realização de oficinas circenses.
· Aproximar as crianças ao circo.
· Comemorar com as crianças e seus familiares esta data.
· Oportunizar aos talentos circenses um espaço à demonstração de sua arte.
· Integrar 3 diferentes iniciativas circenses que existem em Joinville, Barra Velha e Penha, cidades de Santa Catarina.

“Exposição O Circo”

Para que o visitante entrasse no “clima circense” do evento, um grupo de artistas o recepcionava na carreta e na lona principal da entrada com apresentações da valorização da história circense; com apresentações de performances; com brincadeiras com palhaços, malabaristas, sombras e pernas de pau; com demonstrações de manequins e artigos do circo. Essa exposição ficou a cargo da Cia do Circo Roiter Neves de Joinville.
“Oficinas Circenses”

Foram realizadas várias Oficinas Circenses sob uma Lona de Circo com 25 Artistas da Cia do Circo Roiter Neves com o objetivo de aproximar a prática circense às crianças com Malabares, Liras, Trapézios, Acrobacias e Tecidos Acrobáticos.

“Apresentações Circenses nos Palcos”

1. O “Circo Escola do Instituto Beto Carrero” com 90 Alunos acompanhados da Família Russa Sminorv realizaram “Aulas de Aeróbica”, o “Reprise Mágico”, a “Dança Árabe”, as “Acrobacias com Cordas”, a “Dança Michael Jackson”, a “Dança Mortos”, o “Duo Acrobático”, a “Acrobacia Cômica” e o “Can Can”.

2. O “Grupo Circo-Escola e Teatro de Lona Cultural de Santa Catarina”, de Barra Velha, com 25 Alunos apresentaram números de Contorcionismo; Número de arame; Acrobacias de solo e Cama-elástica; Tecido Acrobático; Dublagem; Palhaços; Monociclo.

3. Todos os Artistas Circences das 3 Escolas de Circo, após o desfile final, realizaram a apresentação especial “Grand Finale O Circo”.

Apresentações Culturais no “Palco O Circo”

Além das Apresentações Circenses do “Grupo Circo-Escola de Barra Velha” e do “Grand Finale O Circo”, as seguintes apresentações das respectivas organizações se apresentaram nesse palco: “Contação de Estória” da Unimed Joinville; “Coral Infantil” das Escolas Municipais Ada Sant´Anna da Silveira, Sadalla Amin Ghanem e Saul Sant´Anna de Oliveira Dias; “Coral infantil” da Legião da Boa Vontade – LBV; “Dança da Diversidade” do Colégio da UNIVILLE e “Apresentação com o instrumento musical Bateria” do Colégio da UNIVILLE. Os Apresentadores desse palco foram os Artistas “Capim” da Fundação Cultural de Joinville e “Chocolate”.

Apresentações Culturais no “Palco das Crianças”

Além das Apresentações Circenses do “Circo Escola do Instituto Beto Carrero”, as seguintes apresentações das respectivas organizações se apresentaram nesse palco: “Hino Nacional” com a Banda do 62º. Batalhão de Infantaria de Joinville; “Dança Mexicana” da APAE; “Coral Infanto-Juvenil” da Comunidade Evangélica de Joinville; “Capoeira” do Grupo Cobra Capoeira; Dupla de Animadores “Rudi e Willy” da Silva, Santana & Teston Advogados; “Celebração Litúrgica em comemoração ao Dia das Crianças” do Instituto Amar; “Ballet Clássico” da Escola Municipal de Ballet; “Língua de Sinais” do IESVILLE; “Pandeiristas” do Exército da Salvação; Musical “Pout-pouvit folclórico Brasileiro” do CD “Entrei na Roda” da Cantora Rosenete Eberhardt; “Dança de Rua” do Colégio Nova Era / Fatesc; “Ginástica Rítmica” da Associação Ginástica Rítimica de Joinville; “Desfile da Coleção Infantil de Crianças Ano 2050” do Senai SC / Joinville, Curso de Moda e Estilismo e “Cantora Karina K.”. A apresentadora desse palco foi a fantástica “Teacher Viviane Feijó”.
Atividades ao longo da rua

· Participação do “Palhaço Micharia”, experiência em Circo, Rádio, Teatro e TV.
· Foram confeccionadas 62 Carteiras de Identidade para as crianças carentes de 0 a 12 anos. As fotos foram doadas pela Foto Áurea.
· “Mini Maratona da Saúde” de 100 e 200 metros.
· Brinquedos: piscinas de bolinhas; camas elásticas; quebra-cabeça; castelos infláveis; aero hockey´s; legos e “João Bobo”.
· Diversões: atividades lúdicas com palhaços, sombras, malabaristas e trapezistas; estúdio de maquiagem; amarelinha educativa; pé de lata; cataventos; escultura com balões; acerte a boca do palhaço; pescaria; jogo de lata; massa de modelar; oficinas de cerâmica; origami; arremesso de argolas; pintura facial; pintura com tinta guache; pintura em papel; biblioteca móvel com contação de estórias; pescaria; leitura de livros infantis; filmes infantis; atividades de recortes; “Tenda da Adivinhação”; mágicas; bolhas de sabão gigantes; exposição de trabalhos na língua inglesa; exposição de medalhas e troféus; recortes; confecção de brinquedos com materiais recicláveis; mão de cera; teatro de marionetes e oficinas de cerâmica.
· Esportes: tênis de mesa; xadrez; basquete de rua; pula-pula e pebolim.
· Diversos: cortes de cabelo infantil; penteados com spray colorido; pintura das unhas; perna de pau; exposição de animais; fotografia das crianças; roda de pagode; roda de capoeira; atividades educacionais e pedagógicas; pré indicação para o ingresso na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; exposição de roupas infantis criadas e confeccionadas pelos alunos do curso de moda do SENAI; aferição de pressão; teste de acuidade visual e mini carro de Fórmula 1.
· Mascotes: “KGZinho”; “Louro José”, “Mathias Gota”, “Taninho” e “Capsulino”.



· Orientações: tratamento da água; conscientização do uso racional da água; vacinas e saúde; “Calendário Brasileiro de Imunizações”; aceitação e inclusão das crianças com deficiências na sociedade; como não utilizar animais no circo e respeito aos animais; problemas e atendimentos odontológicos; Diabetes e alimentação; avaliação nutricional; animais taxidermizados da fauna nativa da região de Joinville; atividades lúdicas sobre a fauna nativa, sua proteção e conservação; cães de pequeno e médio porte para brincar com as crianças e conscientização de posse responsável; exposição de animais – cabritos e ovelhas; procedimentos à adoção legal; ação educativa para Segurança da Criança no Trânsito; cadastro das famílias de presos, vítimas de violência e ações comunitárias; prevenção e controle da dengue; saúde e qualidade de vida; aparelhos celulares; saúde da criança (amamentação, nutrição e vacinação) e projeto “Adote uma Árvore”.
· Distribuição: balas; pirulitos; doces; pipocas; copos de água mineral; refrescos; biscoitos; balões; cata-ventos; narizes de palhaço; mudas de árvores; escovas dentais; cartilhas com estórias educativas sobre trânsito; “Cartilhas da Câmara de Vereadores Mirins de Joinville”; panfletos explicativos sobre câncer infantil; brinquedos; lanches; algodões doces; material promocional de Joinville; folder com instruções de segurança para crianças e pais; refrigerantes; cartilhas de preservação da água; máscaras de papel; revistinhas em quadrinho do projeto água e cidade; cartilhas ecológicas e máscaras com motivos circenses.
· Sorteios: camisetas; canetas; blocos; roupas para crianças; café da manhã no Hotel Tannenhof; escovas dentais; bonés, Cd´s; jogos educativos; pipas; bolas; bolas de basqueteball da equipe de basqueteball de Joinville Univille; bolas de vôlei; bonecas; aquaplays; chaveiros; réguas; caminhões de brinquedo; carrinhos; Book com 6 fotos; flautas; pula cordas; panelas de brinquedos; livros de atividades e passatempos; livros de estórias infantil; 4 bicicletas; 1 motoca; CD´s musicais “Entrei na Roda”; porta CD´s; pastas; agendas; bonecas; bambolê; aventais personalizados; malas de viagem; canecas personalizadas; bichos de pelúcia e quebra-cabeças personalizados.
Gratuidade, Venda e Arrecadação

· A entrada foi gratuita.
· Foram arrecadados 818 kg de Alimentos não perecíveis, 716 brinquedos, 566 peças de roupas e 324 livros.
· Os alimentos não perecíveis, os brinquedos e as roupas foram doados para Casa da Amizade, Grupo de Voluntários do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Grupo de Voluntárias do Hospital São José, Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista, Comunidade Evangélica de Joinville, Sociedade de Assistência e Amparo aos Tuberculosos de Joinville, Associação das Damas de Caridade da Catedral, Sociedade de Assistência Social e Educacional Deus Proverá e Associação Água da Vida.
· Os livros arrecadados foram entregues à Biblioteca Alice Amin Ghanem, apoiadora desse evento, da Escola Municipal Dr. Sadalla Amin Ghanem de Joinville.
· A Bungë Alimentos doou 3.000 pães para serem entregues às crianças durante a realização do evento. Os que sobraram, 1.500 pães, foram entregues por 30 voluntários, às crianças do Lar Abdon Batista - Amigos da Infância e à família “Mãe Abigail” que possui 3 filhos biológicos e 55 adotivos.
· Não foram permitidas as vendas de produtos ou cobradas taxas pela prestação de serviços e orientações ao longo da rua.
· A empresa Condor S.A. doou 2.350 escovas de dente que foram entregues às crianças participantes do evento pelos dentistas parceiros.
· A Super Ótica São José arrecadará óculos para a doação dos mesmos no “Banco de Óculos”.
· A Turnes Bike Shop por meio do "Movimento Pedala Joinville” conscientizou os participantes sobre as vantagens decorrentes do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, saudável e ecologicamente correto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário